sexta-feira, 16 de março de 2012

Artigo cientifico


ENGENHARIA GENÉTICA

 Soraia Muniz Pereira da Silva *



RESUMO
A tecnologia dos genes atualmente é um método muito imperfeito de mudar a configuração genética de um organismo. Baseada na suposição incorreta que os genes são transportadores de propriedades especificas, onde na verdade as propriedades geradas por um gene são dependentes da interação com seu meio ambiente, portanto, é impossível transferir propriedades de uma espécie a outra de forma eficaz através da engenharia genética.
No entanto, a engenharia genética não é só as adições de algum traço desejado como pretendem os biotécnicos, e sim a introdução de um conjunto de genes estranhos dos quais apenas uns é o traço desejado, tais manipulações genéticas tem efeitos que são imprevisíveis no organismo.

Palavras- chave: tecnologia, genes, organismo.



1 INTRODUÇÃO

O ADN é um processo em constante funcionamento nas células, sendo necessário para sua sobrevivência, protege o genoma de danos que podem levar a mutações nocivas. O ADN (ácido desoxirribonucléico ) ou DNA, é a substância da hereditariedade que é manipulado pela engenharia genética. EG
No DNA contém um conjunto de informações que determina a estrutura e a função de um organismo vivo, seja ele uma bactéria, uma planta ou um ser humano. Em outras palavras podemos dizer que é no DNA que está presente nossa herança genética, passadas de geração em geração entre pais, filhos, e etc.
Estes são constituídos por genes, que são encontrados nos cromossomos no núcleo da célula, contendo informações genéticas que são feitas em formas de fitas. As fitas do DNA são longos polímeros formados por milhões de nucleotídeos ligados uns aos outros. Atualmente estes cordões estão sendo usados para clonagem, Fingerprinting entre outras coisas que nos dias atuais são sós experimentos nos animais e plantas. “O amanhã da genética é a criação de animais transgênicos capazes de secretar substâncias úteis ao homem. Clones humanos ficam muito para depois, para o futuro distante” (Donald Wolf  cientista do centro de Pesquisas de primatas da Univerdade de Oregon).



O QUE É ENGENHARIA GENÉTICA?

Na engenharia genética, um conjunto de genes estranhos, é introduzido aleatoriamente no meio da seqüência de ADN de "palavras-códigos" (neste caso no ADN herdado da mãe) rompendo a seqüência ordinária do código de comando no ADN. Este rompimento pode perturbar o funcionamento da célula de forma imprevisível e potencialmente perigosa. A inserção pode fazer o cromossomo instável de maneira imprevisível.
Uma segunda diferença fundamental é que, na engenharia genética, as construções especiais do material genético, derivadas dos vírus e das bactérias, estão adicionadas "ao gene desejado".  Estas construções não existem no elemento natural. São necessárias para três finalidades principais:
  Para detectar casos da inserção bem sucedida do gene (marcadores);
 Para assegurar-se de que o gene introduzido não seja rejeitado pelo organismo receptor (vetores);
Para assegurar-se de que o gene introduzido está ativo (promotores);
Estas construções podem causar o problema de vários tipos.  A engenharia genética é baseada em uma idéia ultrapassada. A suposição chave da engenharia genética é que você pode "costurar" organismos adicionando genes com propriedades desejáveis. Mas a ciência descobriu que os genes não trabalham como portadores isolados das propriedades. Ao invés os efeitos de cada gene são o resultado da interação com seu ambiente. A situação é sumariada por Dr. Craig Venter:
"Na língua diária a conversa é sobre um gene para isto e um gene para aquilo. Nós estamos descobrindo agora que isso é raramente assim. O número dos genes que trabalham desta maneira pode quase ser contado nos dedos, porque nós somos construídos dessa maneira." "Você não pode definir a função dos genes sem definir a influência do ambiente. A noção que um gene é igual a uma doença, ou que um gene produz uma proteína chave, está sendo atirada pela janela." 
(Dr. J. Craig Venter, cientista do ano  (2000). President of the Celera Corporation. Dr. Venter é reconhecido como um dos mais importantes cientistas do mundo pelo trabalho na elucidação do genoma humano.)
Fonte: Times, Monday February 12, 2001 "Why you can't judge a man by his genes"
http://www.thetimes.co.uk/article/0,,2-82213,00.html 

Os genes estão no cerne da vida. Juntos constituem o mapa de um organismo. Na linguagem computacional eles são o programa mestre da vida. Decidem todas as propriedades e todas as potencialidades de um organismo.
Em termos biológicos este programa mestre é a essência da hereditariedade, o cromossoma. É constituído por cadeias das chamadas moléculas de ADN que carregam "as palavras código" ou instruções do programa mestre. 
Há um jogo idêntico deste programa mestre em cada célula. Por exemplo, uma planta de milho tem aproximadamente um bilhão de células, cada uma com um jogo deste programa mestre. Em partes diferentes das plantas, partes diferentes do programa estão ativas, criando estruturas diferentes como as folhas, sementes e a raiz. A célula é como uma enorme rede de computador, muito maior do que qualquer criação humana. A ciência tem uma compreensão muito incompleta como estes bilhões dos programas mestres podem cooperar numa maneira muito harmoniosa e eficazmente coordenada. 
Engenharia genética significa a manipulação deste programa mestre. Os genes, geralmente de espécies  totalmente diferentes, são introduzidos  "no programa mestre " uns dos outros. Os genes, por exemplo, de peixes, escorpiões, bactérias e s vírus foram introduzidos em plantas alimentícias pelos projetos da engenharia genética.
O método da engenharia genética é tão primitivo que é impossível se decidir de antemão onde os genes introduzidos se situarão no programa mestre. O efeito de um gene é extremamente dependente das propriedades de seus genes vizinhos.
Esta é uma das muitas razões porque o resultado da inserção artificial do gene (engenharia genética) é imprevisível. É um fato científico estabelecido que tal manipulação pode, no pior dos casos, conduzir à criação de substâncias prejudiciais, assim como outros distúrbios inesperados.

3 CONCLUSÃO
É um fato inegável que a ciência sabe pouco sobre os efeitos da engenharia genética para poder predizer e dominar as conseqüências. Logo, a engenharia genética tem que ser confinada aos laboratórios fechados até que a ciência saiba o que está fazendo. Usando-a para alimentos, neste estágio, significa um risco inevitável para efeitos inesperados e potencial prejudicial para a saúde humana e o meio-ambiente.
Tecnicamente a engenharia genética é a inserção artificial de uma seqüência estranha de código genético no meio de uma seqüência ordenada do código genético de um receptor, que levou milhões de anos para evoluir. Além disso, construções genéticas artificiais poderosas são adicionadas tendo potencialmente efeitos problemáticos. Isto é uma profunda intervenção com conseqüências imprevisíveis.






                                    REFERÊNCIAS

http://www.thetimes.co.uk/article/0,,2-82213,00.html 











Nenhum comentário:

Postar um comentário